terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Discurso do Comandante da Unidade em recepção aos alunos do CFSD/2014

Caros alunos do Curso de Formação de Soldados/2014

Bom dia!
TC Edvan durante discurso de recepção aos alunos soldados

É com imensa alegria que o 4º Batalhão da Polícia Militar recebe a cada um de vocês.
A primeira reflexão que eu gostaria que fizessem é a de analisar QUANTAS PESSOAS GOSTARIAM DE ESTAR AQUI NO SEU LUGAR! Portanto, trata-se de uma conquista individual conseguir chegar até aqui, depois de uma intensa disputa com inúmeros concorrentes.

Para a Polícia Militar, em especial para o 4° Batalhão, além da alegria é também uma imensa responsabilidade, pois, preparar o Policial Militar do século XXI não é tarefa fácil. Aceitamos o desafio e nos esforçaremos ao máximo para prepará-los da melhor maneira possível, daí uma importante LIÇÃO: Para um policial militar, quando a MISSÃO É DADA, ELA TEM QUE SER CUMPRIDA!

Mas, o que a Polícia Militar e o que a sociedade espera de vocês? Vocês estão preparados para serem Policiais Militares? Estão preparados para dedicar suas vidas em defesa do cidadão? Estão preparados para perder noites de sono, para arriscar a vida, para passar frio, calor, fome, sede, cansaço, no meio do mato em busca de marginais? Estão preparados para trabalhar enquanto a maioria das pessoas se divertem, enquanto se confraternizam? Estão preparados para suportar as críticas e as injustiças, mesmo quando parece que somente vocês estão tentando resolver o problema? Estão preparados para ouvir a opinião dos ditos especialistas que ficam no frescor do ar-condicionado criticando sua ação, mas nunca aparecem no momento da dificuldade para sugerir ou ajudar? Estão preparados para serem questionados quando fazem ou quando deixam de fazer?

Saibam meus amigos: A vida de um policial militar não é nada fácil!
Se alguns de vocês estão chegando aqui com a ideia de que encontrarão vida fácil, dinheiro sobrando, muita sombra e água fresca, sinto muito decepcioná-los: AQUI É LUGAR DE MUITO TRABALHO, MUITO ESFORÇO, MUITA DEDICAÇÃO E MUITO COMPROMISSO. Quem imagina o contrário, deixo a sugestão: Procure outra profissão, procure outro emprego.

O curso que vocês irão realizar faz parte do concurso que ainda não findou. É o momento em que terão a oportunidade de refletir e analisar se é realmente isso que querem para suas vidas.

Particularmente posso garantir: A atividade policial é sim uma atividade de risco, desgastante, muitas vezes não reconhecida, mas é também uma profissão que nos oportuniza viver muitas alegrias: A ALEGRIA DE SALVAR VIDAS, A ALEGRIA DE PROTEGER PESSOAS, A ALEGRIA DE AJUDARQUEM NÃO CONTAVA COM MAIS NINGUÉM, A ALEGRIA DE CONTRIBUIR PARA COLOCAR NA CADEIA AQUELE QUE ESTAVA ALICIANDO NOSSAS CRIANÇAS E NOSSOS JOVENS PARA O MUNDO DO CRIME E DAS DROGAS.

Eu posso garantir: AQUI É LUGAR DE PESSOAS DE BEM, HOMENS E MULHERES QUE SONHAM COM UM MUNDO MELHOR E QUE NÃO QUEREM FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS ESPERANDO AS COISAS ACONTECEREM. AQUI É LUGAR DE QUEM QUER FAZER A DIFERENÇA! DE QUEM NÃO FICA ESPERANDO AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA FAZER A SUA PARTE. Temos até um ditado que diz: “O DIFÍCIL FAÇO LOGO, O IMPOSSÍVEL DEMORA UM POUCO!”.
A Segurança Pública, ao lado da Saúde e da Educação, tem sido um grande desejo da sociedade brasileira, aliás, as três estão interligadas e dependem uma da outra. A opção que vocês acabam de fazer ao decidirem ser um profissional da Segurança Pública lhes atribui uma grande responsabilidade, pois, nada é possível sem que haja segurança.  SEM SEGURANÇA PÚBLICA NÃO HÁ JUSTIÇA, NÃO HÁ EDUCAÇÃO, A ECONOMIA NÃO CRESCE, AS PESSOAS NÃO TEM LIBERDADE, NÃO TEM PAZ!

Não tenham nenhuma dúvida. Vocês, caso sejam aprovados no curso que hora iniciam, passarão a integrar uma categoria profissional de extrema importância dentro da sociedade. EU COSTUMO DIZER QUE UM POLICIAL MILITAR PRECISA ESTAR MELHOR PREPARADO DO QUE UM JUIZ, UM PROMOTOR: Embora essas autoridades também interfiram extremamente na vida das pessoas, inclusive decidindo pela sua liberdade ou não, elas dispõem de tempo para avaliar e reavaliar sua decisão. Já nós policiais, muitas vezes, temos uma fração de segundos para decidir entre a vida e a morte de uma pessoa. Como podem imaginar, a responsabilidade é muito grande.

O período em que estarão realizando o Curso de Formação de Soldados é o tempo que terão para construir o alicerce de uma carreira de 30 anos de serviço, lidando diuturnamente com os problemas, com a violência, com as perdas! EU NÃO TENHO DÚVIDAS, VOCÊS PRECISAM SE PREPARAR. Uma única ocorrência mal resolvida pode jogar por terra o trabalho de uma vida inteira.
No inicio de minha fala eu lhes questionei sobre o que a sociedade espera de vocês. Saibam meus amigos que a sociedade espera muito, exige muito. Ao policial militar não é dado o direito de errar! Aliás, quando acerta NÃO CUMPRIU MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO; QUANDO ERRA, ALÉM DE SER RESPONSABILIZADO COM MAIS RIGOR, COLOCA TODA CORPORAÇÃO EM CHEQUE.

A Instituição à qual os Senhores pretendem ingressar é aquela que só no 4º Batalhão, no ano de 2013 atendeu mais de 15.000 ocorrências; prendeu mais de 600 pessoas; apreendeu quase 90 armas de fogo; prendeu mais de 80 traficantes.

Uma Instituição que é parceira e colabora com todos os demais órgãos, da educação, onde além de prestar segurança (Patrulha Escolar) trabalha com a prevenção ao uso de drogas (PROERD), ao judiciário onde até para cumprir um mandado de prisão é requisitada a presença de um policial. Enfim, eu costumo dizer que não há nada que não seja problema de polícia.

Então, caríssimos alunos, NÃO SE ENGANEM QUANTO AO QUE OS ESPERA. A VIDA DE VOCÊS NÃO SERÁ NADA FÁCIL!
MAS, CALMA, TAMBÉM NÃO PRECISA DESESPERO!
NÓS, EQUIPE DO 4º BATALHÃO IREMOS NOS DEDICAR AO MÁXIMO PARA AJUDÁ-LOS. Nos esforçaremos ao máximo  para ajudá-los a construir o alicerce onde cada um irá construir a sua fortaleza.

Saibam desde já que não bastam os conhecimentos das letras, é claro que é primordial, tanto é que muitos dos senhores e senhoras já possuem nível superior, talvez até pós-graduação, mestrado, doutorado. É necessário também equilíbrio emocional, discernimento, iniciativa, visão, preparo físico, coragem!
O meu desejo é que a cada dia, seja enquanto estiverem realizando o Curso de Formação, seja no exercício da atividade profissional, vocês tenham a convicção de que estão aprendendo um pouco mais. Que tenham a convicção de que vocês podem! De que vocês são capazes!
Deixem a moleza para traz!
Deixem as reclamações para traz!
Deixem as vaidades para traz!
Aqui é lugar de pessoas sensíveis, NÃO FRACAS!

É LUGAR DE PESSOAS HUMILDES, NÃO DESPREPARADAS!
Procurem tirar ensinamentos de todas as atividades que lhes forem apresentadas.
Quando pensarem que a atividade está muito desgastante, muito cansativa, lembrem-se que é comum diligências onde temos que passar dias e dias no mato, sem comida, sem dormir...

Quando pensarem que alguém está sendo duro, deselegante ou até mesmo mal-educado, lembrem-se que será comum vocês serem tratados rispidamente por pessoas nas ruas e terão que ter o controle emocional para suportar; (ou preferem responder por abuso de autoridade?)
Quando receberem missões fora de hora e imaginarem que é maldade de quem lhes deu a missão, pois poderia ficar para o outro dia, lembrem-se que é comum o policial estar saindo de serviço quando aparece uma situação de flagrante e ele permanece no serviço por mais quatro, cinco, seis horas ou mais.

Quando imaginarem que estão sendo cobrados por coisas simples, picuinhas lembrem-se que ao registrar uma ocorrência, uma letra ou número trocado pode resultar em prejuízo para a pessoa errada.

Enfim, confiem em nós!
Nós queremos contribuir com a formação de vocês!
Nós queremos fazer parte da vida de vocês!
Nós queremos preparar bem, o policial do século XXI - aquele que será o futuro da segurança pública no Estado do Tocantins.
Sejam muito bem-vindos!
Que Deus os abençoe!


EDVAN DE JESUS SILVA – Ten Cel QOPM

Comandante do 4º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário