quinta-feira, 3 de julho de 2014

DISCURSO DO COMANDANTE DURANTE FORMATURA DO CFSD - 2014


 “... Seu ideal é derrotar a violência é uma estrela que tem muita tradição derrama o sangue doando a própria vida sua primazia é bem guardar o cidadão...”

Senhoras e Senhores, boa noite!


Inicio minha fala narrando um trecho da Canção da Polícia Militar do Estado do Tocantins, o que me leva à reflexão de quão nobre sempre foi, é e será a nossa missão! Missão exclusiva, intransferível, honrada e, embora, algumas vezes incompreendida, mesmo diante das dificuldades, nos torna verdadeiros vencedores, por servir a uma sociedade também honrada e digna de toda nossa dedicação e compromisso.

Neste dia, que para alguns é um dia como outro qualquer, para nós da Polícia Militar é motivo de total regozijo e felicidade. Nossos corações transbordam de alegria, neste momento em que solenemente entregamos à sociedade tocantinense, novos profissionais de segurança pública, formados em nossa Escola de Honra e Tradição.

Agora são 71 Policiais Militares formados, os quais durante 5 (cinco) meses e com uma carga horária intensa, estiveram aos nossos cuidados. Um período especial de aquisição de conhecimentos pertinentes à multiforme labuta Policial-Militar, para garantir o bem estar do povo do nosso querido Estado do Tocantins.

 Estamos convictos de que estes novos profissionais desenvolverão suas atividades com esmerado devotamento ao crescimento do nosso Estado, sobretudo, no tocante à segurança pública. Os ideais difundidos e assimilados por estes novos soldados, são os mesmos que norteiam os desejos da nossa gente: um Tocantins justo, seguro e de oportunidades para todos.

A Polícia Militar do Estado do Tocantins, através de seu Comandante Geral, Excelentíssimo Senhor Coronel QOPM Luiz Cláudio Gonçalves Benício, consciente do seu importante papel nesse gigante processo de crescimento do nosso Estado, tem se preocupado com a formação do contingente de profissionais, incrementando seu processo de ensino-aprendizagem a partir das novas tendências pedagógicas, construindo assim novos paradigmas de conduta para os seus profissionais. Tudo com o objetivo de responder positivamente aos anseios da sociedade. Obrigado Coronel Benício! Obrigado por nos confiar a formação desta turma! Obrigado por nos oportunizar participar do futuro da Corporação! Obrigado pela confiança e o apoio que sempre nos foi depositado!

Na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, está escrito: “pelos frutos se conhece a árvore. Esta é uma asserção inconteste. A Polícia Militar do Tocantins é, certamente, uma árvore boa, cujos frutos são saboreados cotidianamente pela nossa população.

É oportuno enfatizar que, toda essa glória luzida da Polícia Militar só foi possível, graças ao empenho dos nossos ilustres professores, verdadeiros mestres na arte de bem ensinar, os quais demonstraram proficuamente que AS PALAVRAS CONVENCEM, MAS O EXEMPLO ARRASTA! Obrigado Mestres! A recompensa certamente virá pela consciência do dever cumprido!

À equipe da Seção Técnica de Ensino, dirigida pelo competente, dedicado e responsável TENENTE LISBOA, escolhido à dedo para transformar jovens sonhadores em profissionais comprometidos e responsáveis. Saiba que nosso respeito e admiração cresceram a cada dia ao observar seu comprometimento e responsabilidade com o futuro da Corporação.

Nosso reconhecimento pelo empenho, pelo esforço, pelas horas de sono perdidas por vocês: TENENTE MARCUS e TENENTE IRENILTON – Coordenadores  que se esforçaram para que cada turma representasse exatamente a sua imagem. A nossa cultura, senhoras e senhores, é de que a TROPA É O ESPELHO DO COMANDANTE. Saibam que vocês podem se orgulhar dos profissionais que ajudaram a transformar. Esse orgulho perdurará, não apenas pelos 30 anos de serviço, mas por toda vida!

TENENTE SHIRLEY, TENENTE LEVY, CB ADADILSON, CB MARCONI, CB MURUSSI, CB IZAURA profissionais dignos de reconhecimento e aplausos pela competência, compromisso e dedicação sempre demonstrado. Tenho certeza que o exemplo de vocês serviu e servirá para a formação e o aprimoramento desses novos profissionais. Obrigado meus amigos! Quando se recebe uma jóia, não se tem noção do esforço desenvolvido para lapidá-la, nem tão pouco quem foi o responsável por transformar tamanha beleza. Há um pouco de vocês em cada um dos profissionais ora formados.

 A todos que contribuíram para que este momento pudesse se concretizar: Amigos, Familiares, Parceiros...

 Ao nosso ilustre Paraninfo: o Sr. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, escolhido pela turma por tudo aquilo que representa para a Polícia Militar e para o Estado do Tocantins. Nossos agradecimentos e o desejo que Deus possa abençoá-lo a cada dia.

 Ao Excelentíssimo Sr. Governador do Estado - Sandoval Cardoso e à sua digníssima esposa, a Sra MARCELA TEIXEIRA NOGUEIRA CARDOSO – escolhidos para serem padrinho e madrinha da turma, sobretudo pelo carinho especial que tem demonstrado à Instituição, incentivando nossos Policiais Militares à busca de novas conquistas dentro da Corporação, promovendo incentivos e melhorias para ascensão na carreira profissional.

Não por acaso, deixamos para homenagear, finalmente, aquele que foi exemplo de garra, coragem, disciplina e determinação. Aquele cujo nome serve de inspiração a todos que o conheceram e até mesmo aos que apenas ouviram sua história. Refiro-me ao nosso eterno amigo e irmão: ADEMÁRIO RODRIGUES LINS JÚNIOR, Sargento da Polícia Militar e que, infelizmente, não está mais presente em nosso meio. Profissional que sempre foi e sempre será um referencial a ser seguido. Batizar a turma com o nome do SARGENTO LINS é motivo de orgulho para todos nós. A família do Sargento LINS - Sr ADEMÁRIO RODRIGUES LINS (pai), sra NATALINA ALMEIDA (mãe), sra ANDRÉIA NÚBIA (IRMÃ) e demais familiares aqui presentes, saibam que o exemplo de vosso filho nos serve de inspiração e força para trabalharmos por um mundo melhor! Tenho certeza que lá do céu, o Sargento LINS também se sente feliz e orgulhoso nesse momento.  Tenham certeza que a turma que carrega o nome de seu filho saberá honrá-lo, sempre buscando ajudar às pessoas e contribuir para que possam ser mais felizes, assim como o Sargento LINS fez enquanto esteve aqui conosco.

Caros formandos,

Por acreditarem que esta data chegaria vocês se esforçaram e buscaram a concretização deste sonho. Por seus próprios méritos venceram, e hoje os aplausos são todos para vocês. Recebam as recompensas pelo esforço que tiveram durante o Curso de Formação de Soldados. Sabemos que foram dias difíceis. Alguns desistiram, outros pensaram em desistir, em abandonar a caminhada e partir para outra atividade profissional. Mas, o espírito de luta e vitória falou mais forte dentro de cada um. Eis aí, portanto, o grande e esperado dia: A FORMATURA! Parabéns campeões, vocês merecem a nossa admiração.

A partir de hoje, serão inseridos nas diversas comunidades para colocarem em prática todos os ensinamentos que obtiveram. Trabalharão para proteger a nossa gente. Serão convocados para atuar em diferentes frentes de serviços, tudo para consolidar uma aspiração de todos: Segurança.

Gostaria de lembrar-lhes que, tudo quanto receberam durante o curso de formação nada mais é do que uma proposta de trabalho, que, afiançada por cada um dos senhores, ostentará o sucesso de todos nós e de cada cidadão do nosso Estado. Trabalhem com o mesmo entusiasmo que demonstraram durante o curso.

Finalizo lembrando-lhes ainda que, este momento não marca o fim, mas o início de uma conquista. Existem ainda muitos degraus a serem escalados na carreira Policial Militar, portanto, devem renovar as suas forças a cada dia tendo como motriz a fé nos princípios que lhes foram ensinados nesta Unidade.

A certeza de que vocês irão representar com competência e compromisso a nossa Polícia Militar; Que buscarão servir e proteger, sobretudo aqueles que mais necessitam; Que terão sempre os olhos e o coração voltados para a segurança e a paz social é o que nos faz encher o peito de orgulho e afirmar que a sociedade tocantinense recebe hoje OS POLICIAIS DO SÉCULO XXI.

Onde quer que estejam, lembrem-se sempre: O Policial não pode errar!
Estudem! Se atualizem! Estejam sempre preparados para resolver os problemas mais graves e roguem a Deus para que tais problemas nunca apareçam!

Saibam que sempre poderão contar com os professores, comandantes e amigos, enfim, com a família Polícia Militar!

A saudade já nos aperta o coração!

Nossos votos de sucesso e nossa petição a Deus que Ele seja uma constante na vida de cada um de vocês.

Felicidades a todos!

  

Edvan de Jesus Silva – Ten Cel QOPM


 Comandante do 4º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário